8 maneiras de aumentar o engajamento no Facebook

Publicado em: 01 junho 2014
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facebook3Todas as marcas querem estar nas redes sociais, mas poucas conseguem, de fato, ser relevantes nessas mídias. E, com as recentes mudanças no Facebook (com o novo algoritmo que limita a visualização dos posts para determinado público), é cada vez mais importante viagra com coupon interagir com o usuário para que ele continue recebendo as notícias da marca no feed.

Mas afinal, o que fazer para engajar esse usuário e promover uma campanha de sucesso? Como se tornar relevante para os seguidores? A seguir, listamos uma série de dicas que lhe ajudarão a trazer e envolver os fãs na página dos seus futuros clientes. Confira:

1. Compartilhe conteúdo valioso para o fã

O que faz as pessoas curtirem uma página? Geralmente, os fãs valorizam informações úteis, conteúdo exclusivo e novidades.  Mas, ao invés de somente postar uma novidade, analise, explique as implicações e peça a opinião de seus seguidores sobre a notícia, promovendo o debate.

2. Invista em imagens e infográficos

A maioria esmagadora dos posts mais curtidos e compartilhados são imagens. A depender do tipo de conteúdo a ser trabalhado, prepare fotos, memes e charges. Para informações mais complexas, aposte em infográficos.

3. Faça perguntas

Sempre que puder, pergunte aos fãs o que acharam de um lançamento, quais os usos que fazem dos produtos, como a marca pode resolver seus problemas no dia a dia… Mesmo nos textos objetivos, procure terminar com uma pergunta/chamada – a call-to-action.

4. Seja objetivo

Os textos muito longos dificilmente tem um grande retorno, salvo raríssimas exceções. A maioria das pessoas recebe uma infinidade de informação diariamente na timeline do Facebook, então você precisa ser direto.

5. Humanize sua marca no Facebook

As redes sociais são informais por natureza, e essa informalidade pode ajudar a humanizar e aproximar a marca de seus fãs. Poste fotos de bastidores, conte a história da marca, fale sobre sonhos e aspirações. Acima de tudo, busque mostrar que a empresa é feita de pessoas, e para pessoas.

6. Envolva os fãs

Traga os fãs para as ações de marketing da marca nas redes sociais. Seja por meio de depoimentos sobre a experiência e envolvimento com a marca, seja por fotos pessoais postadas na fanpage, é importante mostrar que os fãs são importantes. Se seu cliente trabalha com confecção, por exemplo, que tal estimular os clientes a postarem fotos usando as peças da empresa no Facebook? É uma boa forma de valorizar e engajar os fãs mais fiéis.

7. Seja bem-humorado

É claro que se a marca for mais sisuda não dá para sair postando memes, mas bom humor é fundamental. De qualquer forma, casos como o da página da Prefeitura de Curitiba no Facebook demonstram que mesmo nos assuntos mais espinhosos pode-se utilizar um pouco de humor sem parecer forçado. Mas vá com calma: é preciso respeitar a personalidade da marca! Já imaginou a fanpage de uma indústria de aço postando memes?  Bom senso é fundamental!

8. Responda, sempre!

Nunca deixe um usuário sem resposta! Quando uma marca entra nas redes sociais, precisa estar preparada para fazer o famoso SAC 2.0. E precisa também lembrar que, na Internet, a empresa está muito mais exposta que em outros canais. É necessário, então, monitorar com frequência as redes para dar assistência e resposta imediata a quem precisa. Resolva o problema do cliente! Não corra o risco de virar notícia por conta de não atender – ou atender mal – via redes sociais.

Promover o engajamento dos fãs na página do Facebook do seu cliente é ação fundamental para construir uma imagem positiva do negócio e gerenciar campanhas com excelentes resultados.

 

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