A importância das cores certas no e-commerce

Publicado em: 15 Fevereiro 2015
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Esse artigo vai te ensinar como as cores escolhidas pra sua loja virtual influenciam no comportamento do usuário e consequentemente na sua taxa de conversão.

Como no e-commerce não podemos oferecer as experiências de cheiro e textura, a aparência visual e principalmente as cores são um fator decisivo para compras.

A personalização de um e-commerce com um layout eficiente e atrativo são ferramentas de conquista dos internautas, e assim, se tornam fator indispensável e essencial para o sucesso no mercado online, como vimos no artigo a importância do design para sua loja virtual.

Como as cores influenciam sua taxa de conversão

As “cores” são na verdade uma forma de comunicação visual inconsciente associada a sentimentos e sensações. No e-commerce não é diferente.

Elas afetam diretamente o comportamento do usuário e consequentemente sua taxa de conversão. Conforme a tonalidade escolhida para a loja virtual, ela pode causar impacto positivo, incentivado a compra, ou negativo, causando abandono de carrinho e desistência na compra.

Em uma época em que temos por obrigação extrair o máximo de cada elemento de um comércio eletrônico a fim de uma atenção a mais cliente, essa temática ganha cada vez mais espaço.

Como saber qual cor é mais adequada

Não existe uma receita para as cores, mas o conceito básico é entender qual o posicionamento da marca e com base nisso, elaborar uma identidade visual e, com estudo de cores, aumentar sua conversão.

A importância da escolha da cor certa no e-commerce vai muito além de preferências pessoais. Elas precisam passar a mensagem principal do seu negócio ou ocasião de venda. É um fator de comunicação e identificação entre a marca e seus clientes. É importante ter isso em mente, principalmente nas etapas iniciais de planejamento da sua loja virtual.

Um caso clássico de influência das cores no e-commerce é o do botão comprar na página de detalhes de produto. Sabemos que a cor desse botão influencia no desempenho da taxa de conversão da página de detalhamento do produto 7 dicas de como otimizar seu produto

Vejamos, portanto, as aplicações das cores mais utilizadas no e-commerce e suas percepções no cérebro do consumidor virtual. Escolha a que mais identifica sua marca para aplicá-la no seu e-commerce.

                         A aposta e ascensão da cor azul

A aposta e ascensão da cor azulEstudos revelam que o efeito que o azul surte no cérebro dos consumidores é de clareza, simplicidade, segurança e eficiência. Não é por outro motivo que é muito usada no logotipo de bancos e instituições financeiras. No e-commerce é a cor ideal para trabalhar áreas que digam respeito a segurança de compra na loja virtual.

                         O sucesso do amarelo 

Com sua característica luminosa, o amarelo é capaz de transformar completamente um ambiente, transmitindo vida e sugerindo solução. Além de produzir sensação de alegria, essa cor ativa a mente, favorecendo a criatividade e proporcionando concentração, uma vez que sua ação está http://male-viagra.com/ diretamente ligada ao sistema nervoso central. Essa cor é normalmente usada para chamar a atenção de destaques em lojas virtuais.

normalmente usada para chamar a atenção de destaques no e-commerce

                        A influência do vermelho na mente do consumidor 

O vermelho é uma cor muito trabalhada em promoçõesAo se deparar com o vermelho, o cliente tem sua tensão muscular aumentada e sua pressão arterial estimulada. Dessa forma, pode-se afirmar que essa cor atrai a ação do consumidor, despertando nele a impulsividade e o desejo. Pode-se perceber que essa cor é muito trabalhada em promoções.

                        A cor preta funciona no e-commerce? 

Preto remete ao luxo e à sofisticaçãoMuitas vezes associado a situações tristes, o preto acaba sendo mal visto, mas essa tonalidade também pode ser reconhecida pela dignidade, poder e confiabilidade. Comercialmente, o preto remete ao luxo e à sofisticação. Assim, para a comercialização de produtos com maior valor agregado, vale a pena apostar na cor preta.

                        Sinal verde para o seu e-commerce.

A cor verde no e-commerce é comumente utilizada no botão comprar.Desde sempre, se conhece o verde como a cor da esperança. Mas essa cor também carrega outros significados, como criatividade, abundância, equilíbrio, saúde e positividade. Além disso, o verde é capaz de motivar o cliente a seguir em frente e a finalizar a compra, pois funciona como indicativo de acerto numa escolha, como no sinal de trânsito. Não é por outra razão que no e-commerce é comumente utilizada no botão comprar.

A ação do laranja nas vendas virtuais.

O laranja proporciona a sensação de que os itens parecem ser mais baratos. O laranja é uma cor atrativa, mas também pode ser considerada agressiva e imperativa, pois apela para a ação do consumidor. Por isso, essa cor pode ser uma ótima escolha para o botão “Comprar”. Além disso, a presença do laranja em páginas de produtos proporciona a sensação de que os itens parecem ser mais baratos.

Aplicações do roxo no design da loja virtual.

O roxo sugere mistério, concentração, valor, justiça, autoridade, sofisticação, realeza e espiritualidadeO roxo sugere mistério, concentração, valor, justiça, autoridade, sofisticação, realeza e espiritualidade. Levando em consideração suas características, a cor roxa pode ser aplicada em segmentos relacionados a artigos religiosos ou funerários, bem como em nichos de moda, produtos de saúde contra envelhecimento, desodorantes e perfumes.

                        Quando aplicar o rosa no e-commerce? 

O rosa representa feminilidade, descontração, romantismo, suavidade e seduçãoIdentificado como uma cor quente, o rosa representa feminilidade, descontração, romantismo, suavidade e sedução (dependendo da tonalidade). O rosa encontra-se predominantemente em lojas de roupas íntimas femininas, lojas com temas infantis, floriculturas, lojas de cosméticos, lojas voltadas para o segmento de moda e até mesmo em sex shops.

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