A importância do design para sua loja virtual

Publicado em: 28 junho 2014
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A primeira impressão é a que fica! Acredite, muitos lojistas online possuem baixo faturamento por não dar a devida importância ao design da sua loja virtual. Veja neste artigo alguns pontos importantes.

A importância do design para lojas virtuais

 

Vamos supor que os seus produtos e os produtos de seus concorrentes tenham basicamente a mesma tecnologia, o mesmo preço, o mesmo desempenho e as mesmas características. O design é a única coisa que vai diferenciar um produto do outro.

Pesquisas indicam que mais da metade dos clientes de e-commerce admitem fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa baseado no design do seu site.

1. A página inicial é a sua vitrine

Muitas vezes, quando vamos ao shopping para fazer Can right food and a strict… compras, passamos algum tempo olhando as vitrines em busca do que desejamos. E claro, somos atraídos por aquelas vitrines mais bonitas e melhor trabalhadas, que se destacam de todas as demais lojas por apresentarem os produtos certos, da forma correta e cativante.

No e-commerce funciona do mesmo jeito. Sua página inicial é a vitrine da sua loja virtual. Os produtos devem estar bem disponibilizados para cativar o público-alvo.

Cuidado com os excessos! Um site poluído com muita informação tem efeito reverso e afasta os clientes.

2. Destaque de forma correta os produtos especiais

Utilizar um painel que destaque algumas grandes promoções é uma boa jogada. Muitos consumidores compram por impulso ao ver um desconto considerável e um frete grátis.

Disponibilize no máximo 5 produtos para a promoção não perder relevância. O design bem estruturado chama a atenção de quem o vê, aumentando a possibilidade do consumidor ver e produto, e consequentemente, de comprá-lo.

3. Lembre-se da hierarquia

Nem todos os usuários costumam rolar a tela para ler o que está escrito lá em baixo, no final da página. Portanto, saiba destacar primeiro as grandes oportunidades e/ou lançamentos que vão atrair a atenção do comprador para depois evidenciar ofertas mais simples. Se houver espaço, ainda poderá listar alguns produtos aleatórios que são vendidos em sua loja virtual.

4. Não abuse de animações e banners

Essa dica é praticamente uma regra básica para construção de sites. Compare seu site com uma TV em um canal de mosaico (diversos canais minimizados, lado a lado). Dificilmente você conseguirá se concentrar em um único quadro do mosaico quando todos os demais estão em movimento.Na sua loja virtual, as animações em excesso funcionarão da mesma maneira. Sem foco, o cliente passará os olhos por tudo não enxergando nada, e desistirá da compra.

As animações devem ser usadas apenas para destacar grandes promoções.

5. Utilize temas na sua loja virtual

Nas datas comemorativas, personalize seu layout. Ambientar a página de seu e-commerce faz com que as pessoas se sintam acolhidas pelo site. Pode ser bastante trabalhoso alterar tudo, mas o retorno é positivo.

6. Tenha fotos exemplares

Seus produtos precisam de ótimas fotos, se você não sabe como fazer, clique no link a seguir e veja 5 dicas de como tirar excelentes fotos.

Mostre a maior quantidade de ângulos possíveis para a experiência de compra virtual ficar o mais próximo possível da compra física. Quando o consumidor está interessado em algo, procura checar todos os detalhes antes de efetuar a compra.


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